Saturday, May 06, 2006

O "Novo Mundo" chega hoje às salas de cinema


Estreou hoje, nos cinemas de todo o país, “O Novo Mundo”, um filme épico que narra a arrebatadora história de Pocahontas. Esta superprodução foi escrita e realizada por Terrence Malick (Barreira Invisível) e fazem parte do seu elenco nomes tão sonantes como Collin Farrell, Christopher Plummer e Christian Bale. Já o papel principal pertence a uma actriz de estatuto pouco conhecido, mas com um nome tão ou mais sonante que os seus colegas de elenco: com apenas 16 anos, Q’orianka Kilcher revelou o seu talento ao desempenhar o papel de Pocahontas no filme.

A história tem início no ano de 1607, quando uma expedição britânica constituída por 103 homens parte, em três pequenos navios, rumo ao Novo Mundo, em busca de fama, glória e acima de tudo... riqueza. Entre os membros da expedição está Jonh Smith (Collin Farrel), um tempestuoso veterano de guerra.

Após a luta com o oceano desconhecido, os colonos chegam ao Novo Mundo: desembarcam em James River, na Virgínia, e estabelecem aí a colónia de Jamestown. Apesar da beleza da atmosfera que os rodeia, a tripulação, constituída maioritariamente por aristocratas mal preparados, depressa se apercebe da austeridade do lugar: as condições de vida na colónia degradam-se rapidamente. John Smith é então encarregue de liderar uma expedição em busca de mantimentos.

Durante esta exploração, os colonos apercebem-se de que aquele não é um mundo novo, mas sim uma terra antiga pertencente aos nativos da tribo de Powhatan. Aqui, os dois mundos encontram-se pela primeira vez; aqui Jonh Smith tem o primeiro contacto com Pocahontas (Q’orianka Kilcher), a filha do chefe da tribo; aqui, tem início uma das mais lendárias “estórias” de amor que o mundo já ouviu falar.

O filme não só foca as complexas relações entre Pocahontas, Jonh Smtih e o aristocrata, Jonh Rolfe (Christian Bale), mas também o violento conflito, provocado pelo choque de duas culturas diferentes. São explorados temas actuais e controversos como a ignorância e a intolerância e são nos dados a conhecer os laços de amizade e de amor que sustentam esta lenda há mais de 400 anos...


Sites consultados para a elaboração do artigo:
The New World Movie (Site Oficial)
CineCartaz do Público

Blogs com críticas e opiniões sobre o filme:
Gonn1000
Hollywood

Newsletters com informação mais detalhada sobre o filme:
NewLine Movies
IMDB

RSS com notícias e actualizações sobre o filme:
Movies Go
Cinema PTGate

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home