Friday, September 22, 2006

And the winner is...

Na categoria de melhor Jornal Online:

MSNBC
Design - óptimo design com uma organização de informação bastante agradável e um uso adequado de cores e tipos de letra. Bastante agradável ao olhar do utilizador: não agride a vista com cores muito vivas, nem confunde o olhar do utilizador com letras pouco perceptíveis. Na minha opinião o melhor design desta categoria.

Usabilidade - fácil navegabilidade através da informação. Através do design, consegue organizar muito bem a informação, sem a tornar demasiado complicada de aceder. O utilizador navega pelo site de forma indutiva, sem grandes complicações de chegar a determinados conteúdos. Também um dos melhores nesta categoria.

Hipertextualidade - oferece uma vasta gama de informação e de serviços. Não se centra apenas num tipo de conteúdos, tornando a sua "leitura" bastante apelativa.

Multimedialidade - sem dúvida o melhor da sua categoria, o MSNBC apresenta o seu conteúdo
sob as mais diversas formas. O utilizador dispõe da informação tanto em texto como em vídeo e imagem. Os vídeos e as imagens estão muito bem enquadrados nos textos, que, por sua vez são bastante claros e objectivos, evitando uma informação demasiado maçuda e extensa. Os conteúdos são apresentados de forma inovadora e sempre bastante completa, o que permite dar ao "leitor" toda a informação de uma forma agradável e simples.

Interactividade - também um dos melhores exemplos dentro desta categoria. Permite a passagem de um "leitor passivo" a um "leitor activo" que dá a sua opinião; faz o seu próprio contributo para as notícias através dos weblogs; participa em consursos e inquéritos. Este jornal online inclui o utilizador na informação e permite-lhe dar um contributo activo em todas as suas secções.


The New York Times
Design - embora à primeira vista seja agradável aos olhos do utilizador, a escolha de cores e do tipo de letra não foi das melhores. Não há grande destaque entre as letras. As cores e a própria organização do jornal online contribuem para que a informação pareça confusa.

Usabilidade - o acesso à informação é relativamente simples, no entanto para conteúdos especiais do jornal online é necessário subscrever. Outro aspecto a apontar é o facto de muitos conteúdos se encontrarem disponíveis para acesso só no final da página, obrigando o "leitor" a andar para cima e para baixo no texto.

Hipertextualidade - variada oferta de informação e serviços

Multimedialidade - um dos maiorer trunfos do jornal. Coloca ao dispor do utilizador vídeos, imagens, clips de música. O texto é completado por estas opções, o que permite ao "leitor" obter a informação da forma que mais lhe agradar.

Interactividade - o nível de interactividade entre "jornal e leitor" é bom. Permite a emissão de opiniões por parte dos "leitores" e oferece uma vasta gama de actividades que o utilizador pode executar online.


Star Tribune:
Design - bom design, com cores e tipos de letra agradáveis à vista do leitor. Organização clara da informação.

Usabilidade - de fácil usabilidade. A informação é apresentada de uma forma evidente e o utilizador navega através dela de forma indutiva.

Hipertextualidade - possui menos variedade de serviços que os jornais online anteriores, mas a informação que oferece é também variada. Abusa muito da publicidade, o que acaba por prejudicar a informação.

Multimedialidade - mais fraco em oferta multimedia que os jornais anteriores. Ausência quase total de vídeos e oferta razoável de imagens.

Interactividade - bom nível de interactividade com o utilizador. Oferece a possibilidade do "leitor" partilhar a sua opinião e votar em referendos e debates.


USA Today
Design - design fraco. Utiliza cores demasiado fortes que acabam por ferir a vista do leitor. Destaques essenciais demasiadamente escondidos e uma organização da informação
muito confusa.

Usabilidade - de fácil usabilidade. A informação é apresentada de uma forma evidente e o utilizador navega através dela de forma indutiva.

Hipertextualidade - possui menos variedade de serviços que os jornais online anteriores, mas a informação que oferece é também variada. Abusa muito da publicidade, o que acaba por prejudicar a informação.

Multimedialidade - óptima oferta multimedia. Possui uma secção exclusivamente dedicada a vídeos, clips audio, galerias fotográficas e infografias, onde o "leitor pode navegar através da informação da forma que mais lhe agradar.

Interactividade - boa interactividade com o "leitor", embora centre a actividade do "leitor" em sectores como a opinião relativamente às notícias do dia. Opiniões e críticas a outros assuntos ficam-se pelos e-mails aos editores.


The Washington Post
Design - design fraco. Site muito monocromático e com algumas falhas de organização. Muito confuso.

Usabilidade - relativamente fácil de usar, embora a informação se encontro um pouco dispersa. No entanto as editorias encontram-se bem destacadas. É de apontar também o facto de ser um jornal apenas disponível se houver uma subscrição do mesmo, algo que muitos "leitores" podem não estar dispostos a fazer.

Hipertextualidade - boa variedade de informação e de serviços. Especial atenção para a editoria de artes que é a mais rica nesta categoria.

Multimedialidade - possui também outras formas de apresentação de conteúdos como vídeos, imagens e clips áudio.

Interactividade - permite a participação do utilizador através de fóruns de discussão e de opiniões sobre as notícias do dia.



Outstanding Use of Multiple Media:

“London Attacks,” BBC News - em termos de design, não apresenta nada de novo, assemelhando-se a uma página normal do jornal online. A informação fornecida é bastante completa e variada, fazendo o uso de várias tecnologias multimedia tal como o vídeo, as imagens e os clips audio. No entanto, estas não interagem, pois estão dispostas por secção. Em termos de usabilidade e organização de conteúdos, a informação é de fácil navegação, mas a forma como está disposta pode confundir o utilizador. A informação circula apenas na direcção "emissor-receptor", o que inibe o "leitor" de dar a sua opinião e quem sabe partilhar testemunhos.
Opinião pessoal - informação muito completa e interessante, mas mal organizada.

“Hurricane Katrina,” MSNBC.com - excelente design gráfico, apresentando um layout e uma disposição de informação totalmente inovadores. O utilizador viaja pela informação de uma forma indutiva e clara. A espectacularidade das imagens e as perspectivas a 360 graus surpreendem o utilizador a cada momento, fazem com que não consiga parar de ler, ver e ouvir os conteúdos disponíveis. A interactividade entre o "leitor e o jornal" encontra aqui a sua excelência: comentários sobre reportagens; opiniões sobre notícias; espaços para relatos de testemunhos reais, possibilidade do utilizador explorar as imagens e os vídeos da forma que mais lhe agrada.
Opinião pessoal - esta categoria foi criada em função desta reportagem... fenomenal.

"Going Down the Crooked Road,” Roanoke.com - design gráfico simples, mas cativante, conduz o "leitor" de forma surpreendente pela herança musical de Southwest Virginia. De fácil usabilidade, o "leitor" guia-se de forma indutiva pelos conteúdos. A multimedialidade do site é excelente, porque através dos recursos mais básicos como o vídeo, o áudio e as imagens cria um ambiente verdadeiramente adequado ao tema. Os conteúdos são dispostos de forma suscinta, mas clara e divertida. Pode não ter muita interactividade com o utilizador no que diz respeito a opiniões pessoais. No entanto, penso que o site remete para essa interactividade de outra forma: permite ao utilizador navegar pelo Southwest Virginia da forma que mais lhe agradar. O site não é meramente informativo, ultrapassa essa função. Adopta um sentido profundamente estético e nostálgico, permitindo conhecer a fundo os sons e o espírito
musical daquela região, naquela época.
Opinião pessoal - FANTÁSTICO!

“2006 Winter Olympics in Torino, Italy,” USA Today - design gráfico convencional, bem organizado, de fácil usabilidade. Tratamento inovador da informação desportiva, porque além de informar os resultados das competições, acrescenta também dados sobre as modalidades, perfis de atletas, etc. Os recursos multimedia são bem utilizados, visto que imagens, videos e texto interagem de forma harmoniosa entre si. No entanto, a reportagem falha pela pouca interactividade que dispõe ao utilizador, limitando-o à função de leitor passivo.
Opinião pessoal - conseguiu por-me a consumir desporto por mais de uma hora e o pior é que foi de livre e espontânea vontade... um feito que merece no mínimo, medalha de ouro.



Student Journalism

“Chasing Crusoe” - design apelativo e adequado ao tema. Usabilidade fácil. As tecnologias multimedias são muito em aplicadas, mistura vídeos e imagens reais, com animação gerada por computador. Todas as tecnologias interagem muito bem e tornam a visita ao documentário multimedia muito interessante. Os mapas e cronologias animadas contribuem também para o dinamismo do projecto. Em termos de interactividade com o utilizador o projecto funciona muito bem, pois também coloca à disposição do utilizador um jogo interactivo.
Opinião pessoal - em termos de domínio de tecnologias multimedia, este projecto é de-se-lhe-tirar-o-chapéu. As animações a computador criadas pelos estudantes são geniais.

“My Blue Eyed Girl” - design básico, mas bem conseguido, permitindo viajar pela informação de uma forma mais agradável, visto o tema ser relativamente forte. A utilização multimedia resume-se ao vídeo e às fotografias, no entanto são as tecnologias que melhor servem o tema. O tratamento do tema é excelente, já que a temática inspira algum cuidado. Em termos de interactividade, resume-se a possibilitar ao utilizador navegar pela informação da forma que mais lhe agrada. Algo que acontece na maioria dos documentários nesta categoria.
Opinião pessoal - a temática muito delicada levou à utilização escassa de recursos multimedia, o que acaba por ser um ponto a favor, visto terem sido capazes de respeitar a seriedade do tema e mesmo assim torná-lo "agradável aos olhos" do utilizador.

“Peavine Explorations” - design bom, mas nada inovador. De fácil usabilidade e bem organizado. O vídeo, as imagens e os clips de som foram bastante utilizados no documentário, interagindo muito bem com o texto. Apesar disso, o projecto não apresentou uma utilização multimedia criativa, muito pelo contrário, seguiram muito os modelos convencionais. A interactividade co o utilizador resume-se também à liberdade de navegação que o utilizador tem.
Opinião pessoal - o tema foi tratado de forma muito convencional.

“Rezoned” - o design é bastante apelativo e bem adequado ao tema. A organização da informação torna os conteúdos um tanto quanto confusos. Relativamente á multimedialidade, não há nada a apontar: os vídeos, os slideshows, os audios, as inforgrafias e os textos interagem muito bem. É dos projectos que melhor inclui a interactividade com o utilizador, fornecendo sites de discussão, fóruns e viagens pelo mapa da cidade onde o utilizador escolhe o seu destino.
Opinião pessoal - para quem não conhece a realidade do local, nem as suas aplicações, a informação está elaborada de forma confusa e ambígua.

The Ancient Way” - design apelativo e agradável à vista pela sua simplicidade. De fácil usabilidade, pois alia os títulos às imagens. Bom uso das tecnologias multimedia com mapas interactivos, videos e imagens. Uma reconstrução histórica e caracterização da cidade muito bem conseguidas, porque conseguem prender a atenção e cativar o interesse do utilizador. A interactividade, assim como nos outros projectos, é conseguida através da liberdade que é dada ao utilizador de navegar através da informação como mais lhe agrada.
Opinião pessoal - uma abordagem inovadora de uma história e tradição antigas. O passado em perfeita união com as tecnologias do futuro.



E na categoria de melhor Jornal Online the winner is:
MSNBC

E na categoria de melhor Jornal Online the winner is:
“Hurricane Katrina,” MSNBC.com

E na categoria de melhor Jornal Online the winner is:
“Chasing Crusoe”

Para mais detalhes sobre os Finalistas do 2006 Online Journalism Awards consulte:

The Online News association

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home