Sunday, October 01, 2006

Site da RTP

O site da Rádio e Televisão de Portugal - RTP foi o escolhido para efectuar uma análise, a partir dos seguintes parâmetros:

Design - visualmente, a apresentação do site é agradável. A divisão e organização do site está bem conseguida e a pallette de cores maximiza esse efeito.

Usabilidade - de fácil usabilidade, o "leitor" navega facilmente pela informação, quase de forma indutiva. A acrescentar, é o facto do site da RTP conter o simbolo da acessibilidade o que permite que pessoas com necessidades especiais possam consultar o site.

Hipertextualidade - em termos de hipertextualidade, o site deixa algo a desejar. É rico em recursos multimedia, mas não interagem com o texto. São colocados em secções àparte, onde o utilizador tem acesso a todos os recursos.

Multimedialidade - como já referi anteriormente, o site é muito rico em recursos multimédia. Possui vídeos, clips de áudio, imagens, infografias e podcasts. Os recursos estão organizados em secções próprias, onde o utilizador pode aceder a todos os multimédia que são fornecidos pela RTP.

Interactividade - a RTP fornece um grande número de actividades, nas quais o utilizador pode participar. A interactividade que o site fornece é excelente, uma vez que o "leitor" tem a possibilidade de atribuír títulos a fotografias; dar a sua opinião sobre artigos publicados e programas emitidos; participar em concursos. O "leitor" goza também de um espaço exclusivamente dedicado à sua opinião. Tanto telespectadores como "leitores" podem comentar ou criticar qualquer conteúdo emitido.

Instantaneidade - a instantaneidade do site também é boa, visto que este jornal online acompanha a informação que é difundida na TV. Além das notícias, como é obvio, os vídeos, os podcasts, o guia de programação e as próprias actividades interactivas estão regularmente a ser renovadas. Quando alguma notícia de última hora é emitida na RTP, o site divulga imediatamente essa mesma informação.


No entanto, nada melhor do que avaliarem vocês mesmos:

Rádio e Televisão de Portugal - RTP

Labels:

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Tenho apenas uma critica... interactividade... ZERO! Por duas vezes pedi informações através dessa caixa de sugestões por causa de um trabalho e cagaram para mim... para que serve terem a caixa se depois n respondem? :(

Beijos linda.. kero ver novidades no outro post!

4:24 AM  
Blogger Unknown said...

ERRATA: no outro blog! ;)

4:24 AM  

Post a Comment

<< Home